Justifica-se portanto, pela atualidade e relevância da temática frente aos desafios que se apresentam a partir de vertiginosa precipitação tecnológica, onde a noção espaço-temporal adquire novos contornos. Neste contexto, insinuam-se modos diferenciados de experienciar tanto o tempo, duração e velocidade, quanto a instantaneidade das relações sociais, política e culturais, assim como o espaço e sua amplificação marcado pela virtualidade em potência. A educação sugere a impossibilidade de permanecer em espaços delimitados e reguladores, ratificam a coexistência do tempo e espaço geradores de movimento – que não mais cabem em padrões hegemônicos – em que os fluxos definem não apenas novos espaços de ação, não apenas novos tempos de lógicas diferenciadas mas sobretudo modos singulares de sociabilidade.
O 9º SIMEDUC busca dar continuidade e fortalecimento às discussões iniciadas em 2010 quando do primeiro evento em que a temática esteve voltada para a Educação a Distância e as Tecnologias da Inteligência, de lá para cá as Redes Sociais, a Infoinclusão, a Formação de professores, as TIC na Educação e a Criatividade e Inovação foram alguns dos temas debatidos. Ao longo de sua trajetória este simpósio tem agenciado a troca acadêmica e científica entre grupos de pesquisa e universidades nacionais e internacionais, promovendo nesta perspectiva o fortalecimento a cooperação das áreas relacionadas – Educação, Comunicação – e afins.
A nona edição tem como desafio estabelecer uma interlocução entre Educação, Comunicação e os novos tempos digitais que inauguram espaços de lugar e não lugar geradores de diferenciada sociabilidades, nesta conexão a intenção é trazer à debate os seguintes eixos para discussão: Educação, Comunicação e Políticas de Informação; Educação a Distância, Formação, currículo, avaliação e políticas públicas; Docência, criatividade, inovação e investigação; educação, pesquisa e práticas de formação na cibercultura; Multiletramentos, educação e mídias; Educomunicação, práticas e formação docente; Educação, comunicação, informação, direitos humanos e cidadania; As Tecnologias e Conteúdos Multimidiáticos na educação superior.
Nesta perspectiva o objetivo principal é reunir uma rede de pesquisadores e público afim intencionando discutir e explorar as Sociabilidades e Desterritorialização da Educação em Tempo Digitais.