Temos o prazer de convidar os interessados no tema a apresentar trabalhos na mesa abaixo, no próximo congresso da SBPJor, coordenada pelo professores Thaïs de Mendonça Jorge, Carlos Franciscato e Gérson Martins (UFMS). Trata-se de uma das três mesas que farão parte do projeto da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais, que este ano está comemorando 10 anos. O prazo final é 15 de julh de 2018.
O 16º Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), será realizado de 7 a 9 de novembro na FIAM-FAAM, em São Paulo.
Título - Tempo e temporalidades no Jornalismo
Ementa
O tempo foi e é um aliado e um inimigo do Jornalismo. Um aliado, porque está na própria etimologia da palavra jornalismo - derivada de "giorno" (do italiano) ou "jour" (do francês) - e marca a eterna ligação entre o dia, a atualidade, o novo, a novidade à atividade de coletar e disponibilizar informações. Um inimigo, porque a profissão sempre esteve sujeita à velocidade de elaboração de conteúdos e sua veiculação para a sociedade. O tempo, especialmente para o jornalista on-line, é uma contingência e uma forma de pressão que age sobre as rotinas produtivas, modificando-as. Por isso, a questão temporal incide diretamente sobre as novas exigências ao profissional. As temporalidades têm a ver com a ideia do fluxo contínuo e ininterrupto de notícias, sob várias plataformas disponíveis ao uso cidadão.
As redações jornalísticas convivem hoje com esse desafio e procuram adequar sua infraestrutura, seu modelo de negócio e sua mão de obra às novas maneiras de gerenciar o tempo externo e interno, que condiciona as redes sociais e os blogs, cria e provoca alterações em produtos e serviços e determina mudanças advindas do próprio modo de administrar o tempo de cada consumidor/ usuário.
Dead-line para apresentação de trabalhos completos: 15/7/2018
Favor enviar e-mail para:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.